Quando ir? Melhor época para viajar qualquer parte do mundo

Quando ir de férias? Saiba qual a melhor época para viajar para o destino dos seus sonhos navegando pelos perfis dos países no nosso sítio. Para isso pode navegar selecionando um país a partir do mapa abaixo ou selecionando um continente abaixo do mapa.

Quando ir país a país

Clique pelos diferentes países para obter informações acerca das melhores épocas para viajar.

Legenda: s Destinos (clique aqui para mais informações sobre o clima)

Quando ir: Melhor época continente a continente

Saiba qual é amelhor época para viajar em cada continente e planeie uma viagem sem nuvens e sem uma gota de chuva!

Tem vontade de descobrir o mundo? Saiba quando e para onde ir

Praias paradisíacas de ilhas das Caraíbas com majestosos fiordes noruegueses, sem esquecer as impressionantes Ruínas de Machu Picchu no Peru, o mundo reúne lugares fantásticos onde pode passar férias inesquecíveis. Para desfrutar totalmente da sua viagem, apenas deve saber qual é o melhor momento para ir de férias de acordo com os destinos de cada continente.

A África de acordo com as suas vontades

A África oferece uma grande variedade de destinos de acordo com as atividades que deseja fazer durante a sua viagem, quer seja para bronzear ao sol nas costas senegalesas, para descobrir a vida animal em toda a sua autenticidade, ou apenas para descansar longe dos tumultuosos hábitos quotidianos.

Por causa da sua proximidade com o Mar Mediterrâneo, os destinos localizados nos países do Magreb, como a Tunísia ou Marrocos, permitem-lhe prolongar as suas férias estivais de outubro até abril. É também o melhor período para relaxar longe do frio que domina algumas regiões do globo.

Se tem uma predileção pelo safari, os países da África Oriental podem acolhê-lo durante todo o ano. A Tanzânia e o Quénia são particularmente agradáveis de maio até outubro. Este momento é favorável à observação de animais que brincar na vegetação que está a renascer. Para viver uma experiência única, o delta interior de Okavango, no Botswana, revela todo o seu esplendor durante o período que vai de junho até agosto. O inverno austral é a melhor época para ir para a África do Sul e descobrir o parque Kruger sem ter que enfrentar um calor muito forte.

Para os amadores de mergulhos e de férias junto ao mar, as ilhas do Oceano Índico, assim como as Seicheles, a Reunião ou ainda Madagáscar, permitirão que possa afastar-se do quotidiano, de maio até outubro.

Os melhores períodos para viajar na América

A América é um continente grande e rico em destinos que têm climas e relevos ótimos. Assim, das imensas florestas canadianas, até às belas praias das Caraíbas, passando pelos relevos acidentados das Cordilheiras dos Andes, os apaixonados pela natureza, e apaixonados por desportos durante as férias encontrarão por aqui a sua felicidade. Basta-lhes marcar uma data e um lugar para viajar na América para desfrutar ao máximo do bom tempo.

A amenidade das costas californianas dos Estados Unidos da Américas podem acolhê-lo durante todo o ano, ao contrário do Canadá onde a variação das épocas conta para o conforto dos turistas. Daí a necessidade de marcar bem a data e o lugar das suas férias. As Montanhas Rochosas Canadianas são particularmente fantásticas no verão e na primavera.

O momento oportuno para descobrir os países da América Central, geralmente, coincide com a época relativamente seca. Então, se planeia ir para o México, relaxar nas praias fantásticas da Riviera Maya ou dar caminhadas na Costa Rica, as oportunidades são inúmeras de novembro a abril.

Talvez tenha uma predileção pelas auroras austrais. A Patagónia é totalmente indicada durante o inverno austral, de julho a setembro, mas é necessário agasalhar-se, pois o clima por lá é frio.

Ir para a Ásia e desfrutar do melhor clima

O continente asiático, que engloba, entre outros, a Índia, a China e os países do sul da Ásia, é vasto e, por isso, oferece um grande leque de destinos que irão satisfazer todas as suas expectativas: praias paradisíacas para os apaixonados por férias ao sol e junto ao mar e paisagens fantásticas para os apaixonados por trekking. Mas como o clima varia de lugar para lugar, o melhor momento para viajar na Ásia varia conforme os destinos.

Assim, o período que se estende de maio a outubro é favorável para descobrir o norte do Sri Lanka e toda a Indonésia. As magníficas praias da Tailândia e os lugares de mergulho nas Filipinas irão fazer com que passe momentos privilegiados durante este período que se estende de outubro a março.

O mês de maio, setembro e outubro são particularmente favoráveis para ir ao Japão e desfrutar do seu clima favorável em todo o arquipélago. Enquanto que a cidade-estado de Singapura é acolhedora durante todo o ano, exceto em dezembro, quando a chuva está no seu apogeu.

As melhores épocas para passar férias na Europa

Para algumas regiões de Espanha, como a Andaluzia e a maior parte das cidades situadas na costa mediterrânica, o melhor período vai do início da primavera até ao início do outono. Assim, o sul de Itália, as ilhas croatas e as ilhas gregas são destinos fantásticas para férias ao sol e para relaxar.

Algumas regiões ainda poupadas pelo turismo de massa são os destinos da Europa do Leste, assim como a Bulgária, que no verão são magníficos desde julho a setembro.

Se se pergunta quando deve viajar para a Europa do Norte, nomeadamente para os países escandinavos, pense em programar a sua viagem durante o verão, uma vez que o clima é mais quente e há mais horas de sol durante o dia.

Em contrapartida, para férias no inverno, a França, a Alemanha e algumas regiões da Europa Central são destinos favorecidos pelo relevo, com desníveis que fazem a felicidade de quem gosta de esquiar. O inverno é, de facto, a melhor época para andar a deslizar.

Os melhores momento para descobrir o Médio Oriente

Caracterizados por um calor canicular das zonas desérticas, no verão, a maior parte dos destinos do Médio Oriente são lugares de férias fantásticos para relaxar no inverno e na primavera. Assim, as costas libanesas e a Jordânia são excecionais durante o período que compreende março e junho. Enquanto que para fazer um cruzeiro no Nilo, o Egito é favorável de outubro a maio.

O melhor momento para descobrir o Sultanato d'Omã corresponde ao inverno, uma vez que o verão normalmente é dominado pela monção. Quando o inverno atinge o seu ponto mais alto na Europa, as condições climáticas são esplêndidas na maior parte dos países banhados pelo Golfo Pérsico. Assim, Dubai merece uma visita entre novembro e março.

Favorecidas pela sua localização geográfica, as cidades costeiras do sul da Turquia são locais de resort estivais fantásticos.

Onde e quanto ir para a Oceânia

Quando o calor e o sol preenchem os dias na Europa, durante o verão, as temperaturas são relativamente frias no Pacífico Sul e na Austrália. Este período corresponde, de facto, ao inverno austral. Então, para umas férias bem-sucedidas na Nova Zelândia, prepara-se para fazer a sua estadia coincidir com o melhor período que vai de outubro até março.

Poderá passar momentos inesquecíveis e desfrutar de praias, do sol e do mar na Nova Caledónia ou na Polinésia se se preparar para partir durante a época estival. É a melhor época uma vez que, aí, as chuvas estão relativamente moderadas.

Agora sabe que é possível passar férias ao sol, longe da chuva e sob um céu azul imaculado durante todo o ano. Basta que saiba para onde e quando viajar. Como os destinos citados aqui não passam de sugestões, encontrará destinos de sonho com base neste guia climática por país

Alterar unidades