O clima na Região de Toulouse é variado e depende do departamento em que se encontra:
- No norte da Alta Garona, o clima é do tipo aquitano temperado, com influências oceânicas (principalmente no vale do Garona) e mediterrânicas. É marcado pelo vento Autan, que sopra regularmente na planície de Toulouse.
- O Gers tem um clima temperado quente, com precipitação significativa ao longo do ano em Auch.
- O Lot-et-Garonne está na zona climática oceânica, mas degradada em comparação com a costa atlântica. Assim, a amplitude térmica anual é mais acentuada e a precipitação é menos abundante do que no litoral.
- No Tarn, o clima é do tipo oceânico degradado, com influências mediterrânicas em Albi, especialmente quando o vento Autan sopra. Entre a primavera e o outono, não é raro que ocorram chuvas de trovoada, às vezes acompanhadas de granizo.
- No oeste do Aude, o clima é predominantemente aquitano. Em direção a Carcassonne, a chuva e o vento estão frequentemente presentes. Aliás, é um dos departamentos franceses mais ventosos, com 300 a 350 dias de vento por ano. Um fenómeno principalmente devido aos relevos norte e sul que formam um corredor.
O verão no Midi-Toulousain
O clima no Midi-Toulousain durante o verão é geralmente quente e seco, especialmente em Alta Garona e Lot-et-Garonne, onde o termómetro frequentemente ultrapassa os 30°C, chegando até mesmo aos 35°C.
Temidos pelos agricultores, as tempestades rebentam frequentemente e trazem precipitações significativas compostas por chuva e granizo, mesmo no auge do verão.
O outono no Midi-Toulousain
Em Alta Garona, Lot-et-Garonne e Tarn, o verão prolonga-se pelo outono: o sol brilha, as temperaturas são muito agradáveis e as precipitações são escassas.
Em Tarn-et-Garonne, os nevoeiros são frequentes a partir de novembro, enquanto o Aude continua a conhecer violentas tempestades durante toda a estação.
O inverno no Midi-Toulousain
O clima no Midi-Toulousain durante o inverno varia de acordo com os departamentos:
- Em Alta Garona, o clima é variável: pode ser muito ameno, mas também muito frio, com precipitações fortes durante este período.
- No Gers, os invernos são frios, frequentemente com temperaturas negativas, geadas noturnas e neve no sul do departamento.
- Em Lot-et-Garonne, os invernos são mais amenos do que em outras partes da região, exceto em janeiro, quando o termómetro pode ficar em torno de 5°C.
- No Tarn e Tarn-et-Garonne, os invernos são amenos e húmidos, embora possam ocorrer episódios de frio e geadas.
A primavera no Midi-Toulousain
Durante este período, a temperatura sobe gradualmente ao longo dos meses, atingindo uma média de 25°C em junho em Toulouse e Agen.
Por outro lado, a estação é particularmente chuvosa em toda a região, representando 35% das precipitações anuais.