Quando ir: qual é a melhor época para viajar para a Suécia?

A melhor época para visitar a Suécia é o verão, entre junho e setembro, mas uma viagem durante todo o ano é possível, dependendo das experiências que deseja viver no local.

  • Para fazer um citytrip de alguns dias em Estocolmo, prefira os meses entre abril e outubro. Certamente pode fazer frio, até mesmo muito frio, na primavera e no outono, mas se tiver um orçamento apertado, a capital é então muito mais acessível e as condições meteorológicas permanecem aceitáveis. Também apelidada de "Veneza do Norte", permite descobertas marcadas pelo estilo de vida suave. De junho a agosto, é o momento ideal para fazer um mini cruzeiro em suas águas claras do arquipélago. Você poderá explorar muitas ilhas com habitações coloridas e mergulhar na cultura sueca.
  • Quando visitar a Suécia para fazer caminhadas memoráveis em comunhão com a natureza e desfrutar de atividades ao ar livre? Opte pelo verão, entre junho e setembro. No início da temporada, a chuva pode aparecer, mas os dias são mais longos. Por outro lado, o clima outonal chega a partir de meados de agosto e o ambiente esfria, o que é amplamente compensado pelas paisagens florestais que se vestem de cores surreais. O bom compromisso é ir à Suécia em julho.
  • Para se banhar, os meses de julho e agosto são os mais quentes. No entanto, essa atividade é principalmente para os mais corajosos, pois a temperatura do mar raramente ultrapassa os 19°C (67°F) e geralmente fica em torno de 17°C (63°F) . Vale ressaltar: a água dos lagos é sempre um pouco mais quente! E para se aquecer, nada como uma boa sauna tradicional...
  • Para ver o sol da meia-noite, tudo depende da latitude: ao norte do Círculo Polar, ele é visível 24 horas por dia de meados de maio a 20 de julho e de início de junho a meados de julho para as cidades localizadas ligeiramente abaixo do círculo. Por outro lado, durante o inverno, de dezembro a março, é quase sempre noite nessa zona. Na parte sul da Suécia, você não verá o sol da meia-noite, mas os dias ainda são muito longos, com, por exemplo, 18 horas em 1º de julho em Estocolmo.
  • Se sonha em admirar auroras boreais, o período ideal vai de fevereiro a abril, quando as noites são longas e o céu frequentemente limpo. Quanto mais ao norte estiver, mais chances terá de ver esse fascinante espetáculo da natureza.
  • Para esquiar ou fazer passeios de trenó puxado por cães, a temporada vai de dezembro a abril no centro da Suécia e de março a início de junho no norte.

O que levar em sua mala para uma estadia na Suécia? Independentemente da época em que viaja, não se esqueça de levar um maiô e um bom protetor solar. No inverno, e até mesmo nas entre estações dependendo da latitude, leve um conjunto de roupas quentes adotando a técnica das camadas, terminando com um casaco quente e impermeável. Botas de caminhada impermeáveis, meias de lã, luvas e gorro também são indispensáveis. Durante o resto do ano, tenha sempre um casaco para se proteger da chuva e roupas confortáveis para passear.



Onde e quando ir com base no clima?

Götaland
Gotemburgo, Malmö, Gotland...

Junho, Julho, Agosto e Setembro
59°F a 74°F°C
2 a 13 dias
58°F a 67°F
Maio
50°F a 63°F°C
2 a 7 dias
47°F a 54°F
Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Outubro, Novembro e Dezembro
36°F a 56°F°C
1 a 9 dias
36°F a 56°F

Norrland
Sundsvall, Gävle, Skellefteå...

Junho, Julho e Agosto
52°F a 74°F°C
3 a 10 dias
54°F a 65°F
Setembro
49°F a 63°F°C
2 a 7 dias
56°F a 58°F
Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Outubro, Novembro e Dezembro
13°F a 61°F°C
1 a 8 dias
34°F a 50°F

Svealand
Estocolmo, Uppsala, Karlstad...

Junho, Julho, Agosto e Setembro
58°F a 74°F°C
1 a 9 dias
56°F a 67°F
Maio
52°F a 61°F°C
1 a 8 dias
43°F a 47°F
Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Outubro, Novembro e Dezembro
27°F a 52°F°C
0 a 8 dias
34°F a 52°F

Para obter todas as informações sobre o clima e o tempo na Suécia para um mês específico, clique no link correspondente abaixo:

Suécia em janeiro Suécia em fevereiro Suécia em março Suécia em abril Suécia em maio Suécia em junho Suécia em julho Suécia em agosto Suécia em setembro Suécia em outubro Suécia em novembro Suécia em dezembro


Quando ir na Suécia por cidades

Chargement en cours
Götaland Götaland Norrland Norrland Svealand Svealand

Ver a lista de cidades completa


Clima e tempo de Suécia

Graças à Corrente do Golfo, o clima da Suécia é temperado, apesar de sua posição setentrional. Muito alongado de norte a sul, o país possui três variantes principais:

  • Um clima oceânico temperado prevalece no verão. Encontra-se em Gotemburgo e em grande parte do sul, bem como em Nyköping, no centro do país.
  • Um clima continental úmido temperado sem estação seca está presente no Centro da Suécia, especialmente na região de Estocolmo, mas também em direção ao sul em Norrkoping e ao norte em Gävle.
  • Um clima subártico com invernos frios prevalece em quase todo o norte da Suécia, como em Sundsvall. Também é encontrado perto do lago Siljan, na região central.

Assim como todos os países europeus, a Suécia possui quatro estações:

  • O verão tem uma duração variável dependendo da localização. No norte, chega abruptamente em junho e termina de forma igualmente repentina por volta da metade de agosto. No centro e no sul, chega de forma mais gradual e dura mais tempo: frequentemente até meados de setembro. Vale ressaltar que, com o aquecimento global, esta estação tende a se prolongar por todo o país. Surpreendentemente, as temperaturas são comparáveis de norte a sul, e é a estação com mais chuvas.
  • A primavera e o outono são bastante curtos: resumem-se praticamente aos meses de maio e novembro. Nestas épocas do ano, o clima é fresco e úmido.
  • O inverno dura cerca de 7 meses no norte da Suécia, de outubro a abril, e as temperaturas máximas são praticamente negativas em toda essa região. No centro e no sul, as médias de temperatura são mais agradáveis, mas a neve ainda é frequente entre dezembro e março, especialmente no interior.

O clima na Suécia é marcado por uma grande instabilidade, especialmente no verão. Não é raro ter várias mudanças climáticas no mesmo dia e fortes variações de temperatura de uma hora para outra. Além disso, a amplitude térmica é muito significativa entre o verão e o inverno, especialmente no norte, onde a diferença pode ser de mais de 30°C (86°F) !

Suécia: Port de Stockholm, Suède

Clima no Götaland (Sul da Suécia) e no Svealand (Centro da Suécia)

Mesmo que o clima do Götaland seja principalmente oceânico e o do Svealand continental úmido, o clima nessas duas regiões é sensivelmente o mesmo.

  • O melhor momento para visitar vai de junho a setembro, durante o verão. Esta temporada tem muitos dias de chuva, mas as temperaturas são amenas. Espere entre 19 e 22°C (72°F) durante o dia e entre 15 e 17°C (63°F) à noite até agosto, depois cerca de 4°C (40°F) a menos em setembro. É em Norrkoping e Uppsala que faz mais calor, com picos próximos de 25°C (77°F) em julho. Neste período, a luminosidade é excepcional e dura até 18 horas por dia.
  • Na primavera, a temperatura sobe gradualmente: entre 8 e 11°C (52°F) em abril, e entre 14 e 16°C (61°F) em maio. As precipitações são bastante razoáveis, mas quando chove, a umidade aumenta a sensação de frescor. No outono, as características são as mesmas, mas invertidas: em outubro, as temperaturas máximas variam entre 10 e 13°C (56°F) , depois caem entre 5 e 9°C (49°F) em novembro.
  • O inverno é bastante rigoroso nesta parte da Suécia. Faz entre 3 e 6°C (43°F) em dezembro e em março, enquanto janeiro e fevereiro são os meses mais frios do ano, com máximas em torno de 0°C (32°F) .

Clima no Norrland (Norte da Suécia)

No norte da Suécia, apenas os meses de junho a agosto também são favoráveis em termos de clima. Nessa época, faz entre 20 e 23°C (74°F) durante o dia! As precipitações são um pouco menores do que no centro e sul do país, sendo mais frequentes em julho.

Em setembro, uma viagem ainda é possível, já que a temperatura fica em torno de 17°C (63°F) . A partir de outubro, a temperatura cai para uma média de 10°C (50°F) durante o dia e 0°C (32°F) à noite, sendo este o momento em que a primeira neve aparece.

Entre novembro e março, o inverno está em pleno vigor e pode ser muito rigoroso em algumas áreas. Enquanto as médias diárias variam entre -11 e 5°C (41°F) , não é incomum chegar a -30°C acima do Círculo Polar Ártico. Apesar do frio intenso, a estação é bastante seca.

Em abril e maio, as temperaturas ainda são negativas em Kebnekaise, mas gradualmente aumentam mais ao sul. Em Sundsvall, espere médias em torno de 7°C (45°F) em abril e 13°C (56°F) em maio.


Temperaturas e precipitação na Suécia

Nestes 3 gráficos, apresentamos a evolução das temperaturas de Suécia e a precipitação mensal das cidades de Estocolmo, Gotemburgo, Gävle, Gotland e Karlstad, bem como a temperatura mensal da água do mar nas cidades costeiras.


Fluxo de pessoas e temporadas turísticas na Suécia

Descubra quando é a alta temporada turística na Suécia (e então, o período em que o fluxo de turistas é o mais alto) e quando é a baixa temporada turística com nossos dados e gráficos.

Temporadas turísticas na Suécia

Os meses em que a frequência turística é baixa são: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro. A frequência turística na Suécia é alta em: Junho, Julho e Agosto.

  • Mais baixa temporada na Suécia: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Outubro, Novembro e Dezembro.
  • Baixa temporada na Suécia: Maio e Setembro.
  • Alta temporada na Suécia: Junho.
  • Mais alta temporada na Suécia: Julho e Agosto.

Gráfico: índice de frequência turística na Suécia mês a mês


Preço médio de voos para a Suécia

O preço médio de um voo ida e volta Lisboa-Estocolmo é mais barato, em média, para partidas em janeiro (199 € em média): é o melhor período para viagens com orçamento apertado. Ao contrário, partindo em agosto você corre o risco de pagar sua passagem para ir a Estocolmo, 158 € mais caro.

Encontre um voo ao melhor preço Preços de voos para Suécia



Onde viajar na Suécia?

Este quadro permite-lhe visualizar a temperatura máxima em cada cidade e a nossa opinião acerca do tempo em cada mês (veja a legenda a cores abaixo do quadro).

Cidades jan.fev.mar.abr.maiojun.jul.ago.set.out.nov.dez.
Estocolmo32°F34°F40°F50°F59°F67°F72°F70°F63°F50°F43°F36°F
Gotemburgo36°F36°F41°F50°F59°F65°F70°F68°F63°F54°F47°F40°F
Gävle31°F32°F38°F50°F61°F68°F74°F70°F63°F50°F41°F34°F
Gotland36°F36°F40°F47°F54°F63°F68°F68°F61°F52°F47°F41°F
Karlstad32°F32°F40°F50°F59°F67°F72°F68°F63°F52°F43°F36°F
Malmö38°F38°F43°F52°F59°F67°F70°F70°F65°F56°F49°F41°F
Skellefteå25°F25°F32°F41°F54°F63°F68°F67°F58°F45°F36°F31°F
Sundsvall27°F29°F34°F45°F56°F65°F70°F67°F58°F47°F38°F32°F
Uppsala31°F32°F40°F50°F61°F68°F74°F70°F63°F50°F41°F34°F
Fårö island38°F36°F38°F43°F50°F59°F67°F67°F61°F52°F47°F41°F
Fiskebäckskil38°F36°F41°F47°F56°F61°F67°F67°F61°F54°F47°F41°F
Fjällbacka36°F34°F41°F50°F58°F65°F68°F67°F61°F52°F45°F40°F
Hållö island38°F36°F41°F47°F56°F61°F67°F67°F61°F54°F47°F41°F
Kebnekaise13°F16°F23°F32°F38°F52°F61°F58°F49°F32°F23°F18°F
Kullaberg38°F38°F41°F50°F58°F65°F68°F68°F63°F56°F49°F43°F
Lund38°F38°F43°F52°F61°F68°F72°F70°F65°F56°F47°F41°F
Norrköping32°F34°F41°F52°F61°F70°F74°F72°F63°F52°F43°F36°F
Öland36°F36°F41°F50°F59°F67°F72°F70°F65°F54°F47°F40°F
Östersund23°F25°F31°F41°F54°F63°F68°F65°F56°F43°F34°F29°F
Sandhamn34°F34°F38°F45°F52°F61°F67°F67°F61°F50°F45°F38°F

Legenda:

tempo perfeito

bom tempo

tempo correto

mau tempo

tempo muito mau


Acerca de Suécia

O que fazer na Suécia?

Praias / banhos

Natureza e paisagens

Cultura e património

Praticar desportos

Viagens em família

Artesanato / compras

Gastronomia

Vida noturna



Estas informações sobre o tempo em Suécia são confiáveis?

Os dados climáticos para Suécia são emitidos todos os dias desde janeiro de 2009. Além disso, a análise destes dados meteorológicos de Suécia permite-nos determinar a média para cada mês em Estocolmo, Gotemburgo, Gävle, Gotland, Karlstad, Malmö, Skellefteå, Sundsvall, e 97 outras cidades.

Então yes: estes dados são confiáveis exceto caso ocorram alterações climáticas temporárias na região.

Alterar unidades