Quando ir: qual é a melhor época para viajar para Portugal?

O melhor período para visitar Portugal é entre março e dezembro. No entanto, é entre abril e outubro que as condições são mais favoráveis para explorar todo o território português. Assim como seu vizinho espanhol, Portugal possui diferenças climáticas entre o norte e o sul, acentuadas pela presença do Oceano Atlântico, que traz suavidade, mas também muita umidade, especialmente durante o inverno. De maneira geral, quanto mais ao sul do país, mais longa e quente é a estação bonita. Assim, no Algarve, o tempo é quase perfeito durante todo o ano e os mais corajosos podem até nadar lá a partir de abril, com a temperatura da água chegando perto dos 20°C (68°F) .

Em julho e agosto, é alta temporada turística: os veranistas vêm de toda a Europa para aproveitar o calor. Os voos e aluguéis são mais caros, mas é aí que o clima é mais ameno e todas as condições estão reunidas para desfrutar da praia ao longo dos quase 900 km de costa do país.

Quando visitar Portugal para fazer caminhadas? Seja nas montanhas pontilhadas por rios paradisíacos do Parque Nacional da Peneda-Gerês, no norte, ou nas trilhas com vistas deslumbrantes no Algarve, no sul, Portugal é um verdadeiro paraíso para os caminhantes entre maio e novembro. No verão, entre julho e setembro, o calor pode ser um obstáculo, sendo recomendado sair cedo de manhã e privilegiar as áreas sombreadas das florestas. O restante do tempo, as temperaturas são perfeitas para desfrutar sem sofrer e as cores da natureza são esplêndidas na primavera e no outono.

Se você é fã de surf, é melhor ir a Portugal entre setembro e abril, quando o vento que sopra do Atlântico forma belas ondas. Aliás, o inverno, embora menos popular, também é uma boa opção para fazer uma viagem urbana. Em Lisboa, por exemplo, alguns turistas em busca de tranquilidade percorrem as ruas e descobrem os vestígios arquitetônicos do glorioso passado desta cidade.



Onde e quando ir com base no clima?

Mapa dos melhores períodos para visitar a Portugal
Mapa dos melhores períodos para visitar a Portugal ©onde-e-quando.net

Alentejo
Évora, Sines, Beja...

Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro
70°F a 97°F°C
0 a 5 dias
65°F a 70°F
Abril e Novembro
59°F a 70°F°C
2 a 6 dias
63°F a 67°F
Janeiro, Fevereiro, Março e Dezembro
54°F a 67°F°C
1 a 6 dias
61°F a 63°F

Algarve
Faro (Algarve), Albufeira, Lagos...

Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro
67°F a 85°F°C
0 a 5 dias
67°F a 74°F
Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Novembro e Dezembro
58°F a 67°F°C
1 a 6 dias
61°F a 68°F

Centro de Portugal
Lisboa, Aveiro, Coimbra...

Junho, Julho, Agosto e Setembro
70°F a 94°F°C
0 a 4 dias
65°F a 68°F
Março, Abril, Maio, Outubro e Novembro
54°F a 77°F°C
3 a 10 dias
58°F a 68°F
Janeiro, Fevereiro e Dezembro
49°F a 63°F°C
3 a 10 dias
58°F a 63°F

Norte de Portugal
Porto, Viana do Castelo, Amarante...

Junho, Julho, Agosto e Setembro
70°F a 88°F°C
1 a 5 dias
65°F a 67°F
Março, Abril, Maio e Outubro
58°F a 74°F°C
5 a 9 dias
58°F a 65°F
Janeiro, Fevereiro, Novembro e Dezembro
49°F a 63°F°C
5 a 13 dias
58°F a 65°F

Quando ir em Portugal por cidades

Ver a lista de cidades completa


Clima e tempo de Portugal

Localizado na península ibérica, o clima de Portugal é do tipo mediterrânico no norte, em direção ao Porto, e quente em Lisboa e no sul.

Em todo o país, as costas têm menos variações de temperatura ao longo das estações, devido à presença do oceano e da corrente quente do Golfo. No entanto, no interior, as diferenças são significativas: no verão, as temperaturas podem ser escaldantes e os invernos rigorosos, especialmente no extremo nordeste do país.

De qualquer forma, o clima de Portugal permite viajar durante todo o ano. No verão, as áreas costeiras ou as margens dos rios no interior são ideais para nadar e se refrescar, enquanto no inverno o sul do país oferece dias maravilhosos. Nas estações intermediárias, uma estadia em todo o território é perfeitamente viável.

Portugal: Vieille ville universitaire de Coimbra

Clima no norte de Portugal

Bem mais úmido que o sul, o norte de Portugal experimenta muitos episódios chuvosos, principalmente concentrados entre novembro e fevereiro. Assim, cidades como Porto ou Viana do Castelo, por exemplo, são regadas em média um dia a cada três durante esse período. No interior, as temperaturas são frequentemente negativas no nordeste, perto de Bragança, e não é raro que a neve apareça, especialmente em janeiro.

Para evitar as chuvas, o melhor é esperar até o final da primavera para ir ao norte de Portugal. Assim, a partir do início de junho, a região oferece um clima perfeito para explorar todos os seus tesouros.

No verão, o termômetro gira em torno de 25°C (77°F) em Porto, mas pode subir acima dos 30°C (86°F) assim que nos afastamos do oceano. No entanto, lagos e rios são abundantes para se refrescar.

O outono, bastante curto, é marcado pelo retorno da chuva no início de outubro. No entanto, as temperaturas permanecem muito amenas, com máximas em torno de 22°C (72°F) durante o dia.

Clima no centro de Portugal

À medida que descemos, as temperaturas sobem e o ar fica menos úmido. Assim, o melhor período para ir ao centro de Portugal se estende de março a novembro.

Perto de Aveiro, os verões são amenos, enquanto em Lisboa ou Cascais, ao sul, são mais quentes, com temperaturas em torno dos 30°C (86°F) de início de julho a final de setembro.

A primavera e o outono têm pouca variação de temperatura, mas a chuva está presente, especialmente em novembro.

No inverno, de dezembro a fevereiro, a costa é varrida pelos ventos e a umidade está no máximo. Nas serras da Serra da Estrela, no extremo leste, esta estação é particularmente fria e não propícia a uma viagem de descoberta.

Clima no Alentejo

Visitar a região do Alentejo é um bom compromisso para evitar as multidões que se aglomeram no Algarve durante o verão, entre julho e setembro. Banhada por águas cuja temperatura muitas vezes ultrapassa os 20°C (68°F) nesta época, você pode desfrutar plenamente dos prazeres da praia. No interior, no entanto, o termômetro dispara e não é raro ultrapassar os 40°C (104°F) perto de Évora.

As meias estações também são muito agradáveis no Alentejo. As máximas ultrapassam os 20°C (68°F) em abril ou novembro e as chuvas são fracas. Durante o inverno, entre dezembro e março, o sol está presente e o clima é muito ameno.

Clima no Algarve

O extremo sul de Portugal é muito mais seco que o norte. Portanto, e graças a temperaturas sempre amenas, a região pode ser visitada durante todo o ano.

No inverno, primavera e outono, o clima é perfeito para caminhadas ou para visitar todas as cidades e vilarejos. De Lagos a Faro, passando por Albufeira, é uma viagem de carro a ser feita preferencialmente fora do verão, mas o clima reserva dias perfeitos para visitar!

Durante o verão, o calor é amenizado pelos ventos alísios e o ar permanece respirável, desde que se mantenha perto da costa.

Clima da Madeira e dos Açores

A meteorologia desses dois arquipélagos portugueses difere da parte continental, não apenas devido à sua posição geográfica, mas principalmente devido à influência da Corrente do Golfo.

  • O arquipélago da Madeira é uma particularidade climática, pois desfruta de um clima subtropical. De fato, as ilhas estão ao mesmo nível que o sul de Marrocos, o que lhes confere uma grande suavidade durante todo o ano, bem como um clima temperado nas montanhas. O clima é agradável e há poucas variações de temperatura. Saiba mais sobre o clima da Madeira
  • Espalhadas pelo oceano Atlântico, a cerca de 1500 km da costa portuguesa, as ilhas dos Açores têm um clima oceânico temperado. O clima é ameno durante todo o ano, mas é o verão, entre junho e início de outubro, que é mais agradável. Mesmo que as temperaturas sejam idílicas, o arquipélago experimenta chuvas significativas, especialmente nas meias estações, em novembro e março. Saiba mais sobre o clima dos Açores

Temperaturas e precipitação em Portugal

Nestes 3 gráficos, apresentamos a evolução das temperaturas de Portugal e a precipitação mensal das cidades de Lisboa, Albufeira, Aveiro, Coimbra e Faro (Algarve), bem como a temperatura mensal da água do mar nas cidades costeiras.


Fluxo de pessoas e temporadas turísticas em Portugal

Descubra quando é a alta temporada turística em Portugal (e então, o período em que o fluxo de turistas é o mais alto) e quando é a baixa temporada turística com nossos dados e gráficos.

Temporadas turísticas em Portugal

Os meses em que a frequência turística é baixa são: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Novembro e Dezembro. A frequência turística em Portugal é alta em: Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro.

  • Mais baixa temporada em Portugal: Janeiro, Fevereiro, Março, Novembro e Dezembro.
  • Baixa temporada em Portugal: Abril.
  • Alta temporada em Portugal: Maio, Junho, Julho, Setembro e Outubro.
  • Mais alta temporada em Portugal: Agosto.

Gráfico: índice de frequência turística em Portugal mês a mês


Preço médio de voos para Portugal

O preço médio de um voo ida e volta Rio de Janeiro-Lisboa é mais barato, em média, para partidas em novembro (984 € em média): é o melhor período para viagens com orçamento apertado. Ao contrário, partindo em julho você corre o risco de pagar sua passagem para ir a Lisboa, 539 € mais caro.

Encontre um voo ao melhor preço Preços de voos para Portugal



Onde viajar em Portugal?

Este quadro permite-lhe visualizar a temperatura máxima em cada cidade e a nossa opinião acerca do tempo em cada mês (veja a legenda a cores abaixo do quadro).

Cidades jan.fev.mar.abr.maiojun.jul.ago.set.out.nov.dez.
Lisboa59°F61°F65°F67°F72°F77°F81°F83°F81°F74°F65°F61°F
Albufeira61°F61°F63°F67°F72°F77°F81°F83°F79°F74°F67°F63°F
Aveiro58°F59°F63°F67°F70°F74°F79°F79°F79°F74°F63°F59°F
Coimbra58°F59°F65°F68°F74°F79°F85°F86°F83°F76°F63°F59°F
Faro (Algarve)61°F61°F63°F67°F72°F76°F81°F83°F79°F74°F67°F63°F
Fatima58°F59°F65°F68°F74°F79°F85°F88°F85°F76°F63°F59°F
Lagos61°F61°F63°F65°F70°F74°F76°F77°F76°F72°F67°F63°F
Porto58°F59°F63°F65°F70°F74°F79°F79°F77°F72°F63°F59°F
Viana do Castelo56°F58°F61°F63°F67°F70°F74°F76°F74°F70°F61°F58°F
Amarante56°F58°F63°F67°F74°F79°F86°F88°F83°F72°F61°F56°F
Beja59°F61°F65°F70°F79°F88°F94°F95°F88°F79°F67°F61°F
Cascais59°F61°F63°F65°F68°F70°F74°F76°F74°F72°F65°F63°F
Évora58°F59°F65°F68°F77°F86°F94°F94°F86°F77°F65°F59°F
Portimao61°F61°F63°F67°F72°F76°F79°F81°F79°F74°F67°F63°F
Praia de Mira58°F59°F63°F67°F72°F77°F81°F83°F81°F74°F63°F59°F
Sines59°F61°F63°F65°F70°F72°F76°F77°F76°F72°F67°F63°F
Sintra61°F61°F65°F67°F70°F74°F76°F77°F77°F74°F67°F63°F
Alcobaça58°F59°F63°F65°F70°F74°F77°F79°F79°F74°F63°F59°F
Aljezur58°F58°F61°F65°F72°F77°F81°F83°F77°F72°F63°F59°F
Altura61°F61°F65°F67°F74°F77°F83°F85°F79°F76°F67°F63°F

Legenda:

tempo perfeito

bom tempo

tempo correto

tempo muito mau


Acerca de Portugal

O que fazer em Portugal?

Praias / banhos

Natureza e paisagens

Cultura e património

Praticar desportos

Viagens em família

Artesanato / compras

Gastronomia

Vida noturna



Estas informações sobre o tempo em Portugal são confiáveis?

Os dados climáticos para Portugal são emitidos todos os dias desde janeiro de 2009. Além disso, a análise destes dados meteorológicos de Portugal permite-nos determinar a média para cada mês em Lisboa, Albufeira, Aveiro, Coimbra, Faro (Algarve), Fatima, Lagos, Porto, e 113 outras cidades.

Então yes: estes dados são confiáveis exceto caso ocorram alterações climáticas temporárias na região.

Alterar unidades