Quando ir: qual é a melhor época para viajar para a Bolívia?

A melhor época para viajar para a Bolívia é durante a estação seca, entre março e outubro. Durante o inverno austral, de maio a setembro, o clima é particularmente agradável em todo o país, o que possibilita uma viagem inesquecível. De fato, o país está localizado abaixo do equador, o que faz com que as estações sejam invertidas em relação à Europa.

No entanto, viajar para a Bolívia durante o inverno tem duas desvantagens: pode fazer muito frio à noite na região dos Andes e corresponde à alta temporada turística, especialmente em julho e agosto, quando os europeus estão de férias. Isso resulta em tarifas aéreas elevadas, mas compensadas por um custo de vida relativamente baixo no local.

Quando viajar para a Bolívia se você tem um orçamento apertado? Para evitar a grande afluência nos locais turísticos e não esvaziar sua carteira, o ideal é planejar uma viagem nas entressafras: em maio-junho ou setembro-outubro. Se suas férias caírem obrigatoriamente em julho ou agosto e você tiver tempo, pode ser interessante comparar os preços das passagens aéreas para chegar pelo lado peruano antes de cruzar a fronteira.

Durante o resto do ano, de novembro a fevereiro, é a estação chuvosa. Uma viagem ainda é possível, mas será necessário lidar com condições meteorológicas imprevisíveis que podem levá-lo a ter que mudar seus planos no meio do caminho. Também será complicado fazer caminhadas ou trilhas nas montanhas. No entanto, os entusiastas de descobertas culturais podem passar bons momentos.

O único período durante o qual desaconselhamos viajar para a Bolívia é o mês de dezembro. Devido às festas de fim de ano, é também uma alta temporada turística com os correspondentes preços elevados e o clima não é realmente ideal para aproveitar plenamente.

O que colocar em sua mala para ir para a Bolívia? Se você planeja uma viagem durante o inverno austral, será necessário levar tanto roupas de verão quanto roupas quentes para a noite. Bons sapatos de caminhada são indispensáveis, assim como protetores solares. Como o país tem uma altitude média próxima de 1200 m, um chapéu, óculos de sol e protetor solar serão úteis no dia a dia, especialmente se você for ao deserto de sal de Uyuni, onde a reflexão é muito forte. Para prevenir o mal da montanha, você encontrará facilmente tratamentos no local, geralmente à base de folhas de coca. E se descer para os vales, um repelente de insetos é muito útil, mesmo durante a estação seca.



Onde e quando ir com base no clima?

Mapa dos melhores períodos para visitar a Bolívia
Mapa dos melhores períodos para visitar a Bolívia ©onde-e-quando.net

Altopiano
La Paz, Lago Titicaca (Copacabana), Uyuni...

Abril, Setembro, Outubro e Novembro
54°F a 92°F°C
1 a 19 dias
Janeiro, Fevereiro, Março, Maio, Junho, Julho, Agosto e Dezembro
50°F a 88°F°C
0 a 26 dias

Bolívia Subandina
Cochabamba, Sucre, Tarija...

Fevereiro, Março, Abril, Maio, Agosto, Setembro, Outubro e Novembro
63°F a 85°F°C
1 a 20 dias
Janeiro, Junho, Julho e Dezembro
63°F a 85°F°C
0 a 21 dias

Planícies Tropicais
Santa Cruz da Serra, Riberalta, Trinidad...

Julho e Agosto
63°F a 99°F°C
0 a 4 dias
Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Setembro, Outubro e Novembro
63°F a 101°F°C
1 a 23 dias
Dezembro
67°F a 94°F°C
8 a 20 dias

Quando ir na Bolívia por cidades

Ver a lista de cidades completa


Clima e tempo de Bolívia

A Bolívia é um país da América do Sul situado entre o Brasil, o Chile, a Argentina, o Paraguai e o Peru. O famoso Lago Titicaca serve de fronteira com este último, estando a cidade de Copacabana no meio do lago.

Devido à sua geografia e às suas grandes diferenças de altitude, o clima da Bolívia é variado:

  • Nas planícies do leste, na região de Santa Cruz de la Sierra, encontramos um clima tropical de savana com inverno seco.
  • No deserto de Uyuni e arredores, o clima é de estepe seco e frio.
  • No Lago Titicaca, a oeste, o clima é subtropical de altitude com inverno seco e verão temperado.
  • Mais no interior, perto de Coroico, o clima é oceânico com verão temperado.
  • Em outras regiões, outras subtilezas estão presentes, especialmente na capital, La Paz, que tem um clima polar de tundra.

Assim, o clima na Bolívia é fortemente influenciado pelas diferentes zonas geográficas e sua altitude. De Santa Cruz a La Paz, passando por Uyuni ou Cochabamba, pode haver grandes diferenças de temperatura e precipitação.

Além disso, o país tem duas estações distintas:

  • A estação chuvosa corresponde ao verão austral e dura de novembro a março na maior parte do país. É particularmente marcada no leste, menos no resto da Bolívia.
  • A estação seca coincide com o inverno austral e dura geralmente de abril a outubro. É mais curta na parte leste, onde ainda há precipitações moderadas ao longo da estação.

Bolívia: Ville de Copacabana au bord du lac Titicaca

O clima no Altiplano (Oeste)

Com uma altitude média de 3000 m, o Altiplano boliviano experimenta condições meteorológicas muito variáveis de acordo com as estações e o local. Os meses mais favoráveis para visitar esta região são abril, setembro, outubro e novembro.

Durante todo o inverno austral, de abril a outubro, as precipitações são muito raras e o céu permanece invariavelmente azul. Em julho-agosto, faz frio, com temperaturas oscilando entre 1 e 10°C (50°F) e podendo até ser negativas se o vento soprar. Não é incomum ver geadas matinais em La Paz. Em outubro, o vento é frequente, o que pode tornar a sensação térmica ainda mais fresca, mas isso não impede as visitas.

Sendo uma das regiões mais áridas do mundo, as chuvas são escassas durante o verão austral, entre novembro e março. No entanto, elas são frequentes, o que torna as paisagens lindamente verdes. Em La Paz e no Lago Titicaca, a temperatura raramente ultrapassa os 12°C (54°F) nesta época do ano. É preciso ir para a região de Uyuni para encontrar temperaturas mais agradáveis: entre 17 e 20°C (68°F) no auge do dia.

O clima da Bolívia sub-andina

Com seu clima predominantemente subtropical de altitude com inverno seco e verão temperado, a Bolívia sub-andina pode ser visitada entre fevereiro e novembro, as condições meteorológicas são muito agradáveis durante grande parte do ano. Em geral, é mais quente do que no Altiplano, mas as precipitações são mais abundantes.

O inverno austral dura mais tempo do que em outras partes do país. De fevereiro a maio e de agosto a novembro, as temperaturas máximas variam entre 21 e 29°C (85°F) . Em junho e julho, faz mais frio, em torno de 20°C (68°F) durante o dia. As temperaturas noturnas permanecem aceitáveis durante todo o ano, com médias entre 17 e 19°C (67°F) .

Durante a estação chuvosa, especialmente de dezembro a fevereiro, o calor pode ser sufocante. A temperatura chega perto dos 30°C (86°F) , a umidade é muito alta e pode chover até 21 dias por mês. Tarija e o Parque Nacional Tunari são os locais mais chuvosos nesta época.

O clima nas planícies tropicais (Leste e Norte)

Muito diferente do restante da Bolívia, o clima das regiões leste e norte é predominantemente tropical de savana com inverno seco. Graças às suas temperaturas quentes, é possível visitar a região de janeiro a novembro. No entanto, aqueles que não suportam o calor podem se sentir desconfortáveis.

Durante o inverno austral, a temperatura geralmente fica em torno de 35°C (95°F) , mas não é incomum que o termômetro chegue perto dos 40°C (104°F) em Trinidad em agosto ou setembro. Neste período, as planícies tropicais frequentemente enfrentam frentes frias devido aos ventos gelados vindos da Patagônia: os surazos. As precipitações são muito baixas nesta estação e nunca duram muito tempo.

Durante a estação chuvosa, entre novembro e março, as temperaturas variam entre 30 e 33°C (92°F) , mas chove muito. Em fevereiro, pode chover até 23 dias no mês. No entanto, geralmente são chuvas tropicais intensas, mas breves, e o sol pode voltar rapidamente.


Temperaturas e precipitação na Bolívia

Nestes 2 gráficos, apresentamos a evolução das temperaturas de Bolívia e a precipitação mensal das cidades de La Paz, Cochabamba, Lago Titicaca (Copacabana), Santa Cruz da Serra e Uyuni.


Fluxo de pessoas e temporadas turísticas na Bolívia

Descubra quando é a alta temporada turística na Bolívia (e então, o período em que o fluxo de turistas é o mais alto) e quando é a baixa temporada turística com nossos dados e gráficos.

Temporadas turísticas na Bolívia

Os meses em que a frequência turística é baixa são: Janeiro, Fevereiro, Abril, Maio, Junho e Novembro. A frequência turística na Bolívia é alta em: Março, Julho, Agosto, Setembro, Outubro e Dezembro.

  • Mais baixa temporada na Bolívia: Janeiro, Fevereiro, Abril, Maio e Junho.
  • Baixa temporada na Bolívia: Novembro.
  • Alta temporada na Bolívia: Março e Outubro.
  • Mais alta temporada na Bolívia: Julho, Agosto, Setembro e Dezembro.

Gráfico: índice de frequência turística na Bolívia mês a mês


Preço médio de voos para a Bolívia

O preço médio de um voo ida e volta Rio de Janeiro-La Paz é mais barato, em média, para partidas em março (486 € em média): é o melhor período para viagens com orçamento apertado. Ao contrário, partindo em dezembro você corre o risco de pagar sua passagem para ir a La Paz, 101 € mais caro.

Encontre um voo ao melhor preço Preços de voos para Bolívia



Onde viajar na Bolívia?

Este quadro permite-lhe visualizar a temperatura máxima em cada cidade e a nossa opinião acerca do tempo em cada mês (veja a legenda a cores abaixo do quadro).

Cidades jan.fev.mar.abr.maiojun.jul.ago.set.out.nov.dez.
La Paz54°F54°F54°F56°F56°F54°F54°F54°F56°F56°F58°F56°F
Cochabamba67°F67°F68°F68°F68°F67°F67°F67°F68°F70°F70°F68°F
Lago Titicaca (Copacabana)54°F54°F56°F54°F52°F50°F50°F52°F54°F56°F58°F56°F
Santa Cruz da Serra88°F86°F86°F85°F79°F77°F77°F85°F92°F92°F92°F90°F
Uyuni65°F65°F65°F63°F58°F54°F52°F56°F61°F65°F68°F67°F
Riberalta86°F86°F86°F88°F88°F90°F92°F97°F99°F95°F92°F88°F
Sucre68°F68°F68°F68°F67°F67°F67°F68°F70°F72°F72°F70°F
Tarija70°F68°F68°F67°F65°F65°F65°F68°F72°F72°F70°F70°F
Trinidad88°F86°F86°F86°F85°F85°F86°F94°F99°F97°F92°F90°F
Concepción88°F86°F86°F85°F83°F83°F83°F90°F95°F94°F90°F90°F
Coroico54°F54°F54°F56°F56°F54°F54°F54°F56°F56°F58°F56°F
Oruro61°F61°F61°F61°F58°F56°F56°F58°F61°F63°F63°F61°F
Parque Nacional Amboró88°F86°F86°F85°F79°F77°F77°F85°F92°F92°F92°F90°F
Parque Nacional Carrasco65°F65°F65°F65°F65°F63°F63°F65°F65°F67°F68°F67°F
Parque Nacional Cotapata54°F54°F54°F56°F56°F54°F54°F54°F56°F56°F58°F56°F
Parque Nacional del Gran Chaco Kaa-Iya94°F92°F90°F85°F79°F76°F77°F85°F92°F94°F94°F94°F
Parque Nacional Iñao85°F83°F79°F76°F70°F68°F68°F76°F81°F85°F85°F85°F
Parque Nacional Isiboro Secure65°F65°F65°F65°F65°F63°F63°F65°F65°F67°F68°F67°F
Parque Nacional Madidi77°F76°F76°F76°F74°F72°F72°F77°F79°F79°F79°F79°F
Parque Nacional Noel Kempff Mercado90°F88°F88°F88°F86°F88°F90°F97°F101°F97°F92°F90°F

Legenda:

tempo perfeito

bom tempo

tempo correto

mau tempo

tempo muito mau


Acerca de Bolívia

O que fazer na Bolívia?

Praias / banhos

Natureza e paisagens

Cultura e património

Praticar desportos

Viagens em família

Artesanato / compras

Gastronomia

Vida noturna



Estas informações sobre o tempo em Bolívia são confiáveis?

Os dados climáticos para Bolívia são emitidos todos os dias desde janeiro de 2009. Além disso, a análise destes dados meteorológicos de Bolívia permite-nos determinar a média para cada mês em La Paz, Cochabamba, Lago Titicaca (Copacabana), Santa Cruz da Serra, Uyuni, Riberalta, Sucre, Tarija, e 21 outras cidades.

Então yes: estes dados são confiáveis exceto caso ocorram alterações climáticas temporárias na região.

Alterar unidades