Quando ir: qual é a melhor época para viajar para o Chile?

Não há realmente uma melhor época para ir ao Chile. Tudo dependerá do que você deseja experimentar e qual região pretende explorar!

Estendendo-se por quase 4.300 quilômetros de norte a sul, entre o 17º e o 56º grau de latitude, o país possui climas muito diversos e pode ser visitado ao longo de todo o ano. No entanto, se você deseja ter uma visão geral do Chile e descobrir seus muitos aspectos geográficos, é melhor evitar o inverno austral, entre o início de junho e o final de agosto.

Quando ir ao Chile de acordo com as regiões?

  • O norte pode ser visitado em qualquer estação, mas é entre novembro e maio que você terá as temperaturas mais agradáveis e poderá desfrutar das delícias balneares. É também a melhor época para explorar o deserto quente mais seco do planeta, na região de paisagens lunares de San Pedro de Atacama.
  • O centro e a capital, Santiago, são explorados principalmente durante o verão austral, entre dezembro e março. No final da estação, ocorrem muitas festas da colheita nas vinícolas locais, uma oportunidade para descobrir outro aspecto do Chile! A primavera e o outono são mais frescos e chuvosos, enquanto no inverno, em julho e agosto, o clima é úmido e fresco, e até mesmo frio.
  • O sul do Chile é ideal para visitar de novembro a março. O clima em julho e agosto é particularmente chuvoso. No entanto, na Cordilheira dos Andes, a neve está presente e você pode ter uma estadia de esqui memorável.
  • A Patagônia e a Terra do Fogo oferecem um clima instável, independentemente da estação. Mas se você sonha em ir, opte pelos meses de verão. De fato, é em janeiro e fevereiro que o clima é mais ameno.
  • A Ilha de Páscoa e sua incrível cultura polinésia podem ser descobertas ao longo do ano graças ao seu clima idílico. Se planeja surfar, prefira os meses de outubro a março, quando os dias sem ondas são raros e a temperatura da água é muito agradável.

Sem surpresa, a alta temporada turística no Chile vai de novembro a fevereiro, com um pico de visitação em janeiro, no auge do verão austral. Se você gosta de tranquilidade, viajar na primavera ou no outono pode ser uma boa opção. O mesmo vale se seu orçamento é limitado: o mês mais barato para voar para Santiago do Chile é março. Por outro lado, durante os meses de férias escolares na Europa, como julho e agosto, os preços das passagens aéreas disparam.



Onde e quando ir com base no clima?

Mapa dos melhores períodos para visitar a Chile
Mapa dos melhores períodos para visitar a Chile ©onde-e-quando.net

Central de Chile
Santiago do Chile, Valparaíso, Constitucion...

Janeiro, Fevereiro, Março, Novembro e Dezembro
49°F a 92°F°C
0 a 4 dias
58°F a 65°F
Abril, Maio, Junho, Setembro e Outubro
34°F a 81°F°C
0 a 10 dias
56°F a 61°F
Julho e Agosto
34°F a 68°F°C
2 a 9 dias
54°F a 58°F

Ilha de Páscoa
Ilha de Páscoa...

O ano todo
68°F a 77°F°C
4 a 6 dias
70°F a 79°F

Norte de Chile
San Pedro de Atacama, Iquique, Caldera...

Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Novembro e Dezembro
50°F a 85°F°C
0 a 16 dias
59°F a 74°F
Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro
54°F a 79°F°C
0 a 4 dias
58°F a 67°F

Patagônia
Punta Arenas, Cabo de Hornos, Parque Nacional Torres del Paine...

O ano todo
23°F a 65°F°C
1 a 23 dias
43°F a 58°F

Sul de Chile
Puerto Varas, Temuco, Quellon...

Janeiro, Fevereiro, Março, Novembro e Dezembro
58°F a 88°F°C
0 a 14 dias
54°F a 61°F
Abril, Maio, Setembro e Outubro
50°F a 74°F°C
2 a 19 dias
52°F a 58°F
Junho, Julho e Agosto
47°F a 58°F°C
9 a 20 dias
52°F a 56°F

Para obter todas as informações sobre o clima e o tempo no Chili para um mês específico, clique no link correspondente abaixo:

Chile em janeiro Chile em fevereiro Chile em março Chile em abril Chile em maio Chile em junho Chile em julho Chile em agosto Chile em setembro Chile em outubro Chile em novembro Chile em dezembro


Quando ir no Chili por cidades

Ver a lista de cidades completa


Clima e tempo de Chile

O país, sendo muito alongado de norte a sul, o clima do Chile é incrivelmente variado. Aqui estão os tipos dominantes:

  • O clima mediterrâneo de verões amenos é o mais comum e beneficia a capital, Santiago do Chile, bem como sua vizinha, Valparaíso.
  • O clima oceânico de verões amenos é muito mais presente no sul, especialmente em Puerto Varas.
  • Um clima desértico, frio e seco, prevalece em Iquique, na costa norte.
  • Um clima polar de tundra esfria as áreas localizadas ao sul do país, especialmente em Punta Arenas, na Patagônia.

Além disso, existem microclimas de diferentes tipos, presentes em todos os cantos do país. Como você pode ver, o clima no Chile dependerá de vários fatores determinantes, como a altitude, as correntes marítimas ou a latitude.

Chile: Lac Pehoe, parc national Torres del Paine dans le sud du Chili

Clima no norte do Chile

Com seu clima geralmente desértico, o norte do país tem poucas precipitações. Isso se deve à presença de uma corrente oceânica fria, que impede a formação de nuvens capazes de produzir chuva. No entanto, mesmo sem chover, o ar é úmido e o tempo pode ser nebuloso, especialmente em Arica e ao longo da costa entre abril e outubro.

Por outro lado, durante o verão austral, de novembro a março, o clima é perfeito na costa e permite aproveitar a praia. A temperatura média varia entre 23 e 26°C (79°F) no horário mais quente do dia. Em Irique, conhecida por suas extensas praias, a temperatura do Oceano Pacífico facilmente chega a cerca de 23°C (74°F) em janeiro e fevereiro.

Já em San Pedro de Atacama, conhecido por seu deserto, o ar é muito mais seco. Nas planícies, as temperaturas são amenas durante todo o ano, com máximas entre 15 e 23°C (74°F) . Durante o inverno, especialmente em julho e agosto, as noites são muito frias, com mínimas em torno de 5°C (41°F) .

Assim como no sul, a região também possui um clima de tundra polar, no Parque Nacional Lauca, no extremo norte do país, na fronteira com a Bolívia. As temperaturas variam entre 10 e 13°C (56°F) durante todo o ano.

Clima no centro do país

O centro do país tem um clima mediterrâneo, com estações bem definidas:

  • No verão, de dezembro a março, faz calor e o sol brilha intensamente. Em Santiago, a temperatura chega a cerca de 26°C (79°F) em janeiro. Em Valparaíso, à beira-mar, geralmente são 1 ou 2 graus a menos.
  • No outono, de abril a junho, as temperaturas diminuem gradualmente, chegando a uma média de 15°C (59°F) no final da estação. Ao mesmo tempo, as precipitações aumentam e junho é o mês mais chuvoso do ano nesta região do Chile.
  • No inverno, de finais de junho a finais de setembro, faz relativamente ameno, com máximas entre 14 e 18°C (65°F) . No entanto, o tempo costuma ser cinzento e úmido, não sendo uma época ideal para passeios na região.
  • Na primavera, de finais de setembro a início de dezembro, o clima esquenta gradualmente e a temperatura ultrapassa os 20°C (68°F) já em outubro. Enquanto ainda há riscos de chuvas em setembro, as precipitações praticamente desaparecem à medida que a estação avança.

Ao subir a altitude e ir para a Cordilheira dos Andes, o clima muda gradualmente para se tornar de tundra polar na região de Portillo. De junho a setembro, as temperaturas chegam perto de 0°C (32°F) , enquanto durante o verão austral, em janeiro e fevereiro, as máximas chegam a 13°C (56°F) .

Clima no sul do Chile

Principalmente oceânico, o clima do sul do Chile é marcado por um tempo chuvoso e temperado. Assim, as precipitações são frequentes e abundantes, e os ventos do oeste podem ser fortes, especialmente entre abril e outubro.

Durante o inverno austral, especialmente em julho e agosto, pode chover até 20 dias por mês em Puerto Varas. No entanto, as temperaturas permanecem em níveis aceitáveis, com médias diurnas em torno de 13°C (56°F) .

Durante a estação mais favorável, entre novembro e março, chove menos e a temperatura pode ultrapassar os 30°C (86°F) em janeiro no norte da região. Mas quanto mais ao sul, mais o clima se torna frio. Por exemplo, perto do Parque Pumalin, os verões são muito curtos e a temperatura raramente ultrapassa os 20°C (68°F) . Próximo à Patagônia, são visíveis geleiras e neves eternas.

Clima da Patagônia chilena

No extremo sul do país, nessa área entre a Ilha de Chiloé e o Cabo Horn, o clima é frio, muito ventoso e o tempo muda rapidamente. Além disso, a amplitude térmica é significativa e as precipitações são abundantes, independentemente da estação.

A Patagônia possui três principais tipos de clima:

  • Oceânico com verão curto e fresco perto de Puerto Natales.
  • Tundra polar na região de Punta Arenas.
  • Oceânico com verão temperado no Parque Nacional Isla Magdalena.

O clima é desfavorável durante o verão austral, entre dezembro e março. No entanto, esta é a melhor época para visitar a região e apreciar a paisagem. À noite, as temperaturas ficam em torno de 0°C (32°F) e durante o dia variam entre 14 e 18°C (65°F) . No inverno, entre maio e final de setembro, o clima é muito desfavorável: as temperaturas chegam a -5°C à noite e dificilmente ultrapassam os 10°C (50°F) durante o dia. Além disso, há ventos glaciais e o céu costuma ser cinzento.

Clima na Ilha de Páscoa

Mudando de ambiente ao ir para a Ilha de Páscoa. Localizada na ponta leste do triângulo polinésio, ela possui um clima subtropical úmido, sem estação seca e com verões quentes. Em resumo, é possível visitá-la durante todo o ano, com a temperatura ultrapassando os 20°C (68°F) em todas as estações. Fevereiro e março são os meses mais quentes, com médias em torno de 25°C (77°F) . Vale ressaltar que, devido às correntes marítimas quentes, a temperatura da água é sempre cerca de 2°C (36°F) mais alta do que a do ar. Em relação às precipitações, são relativamente estáveis em todas as estações, com uma média de 4 a 6 dias de chuva por mês, sendo janeiro o mês mais chuvoso.


Temperaturas e precipitação no Chili

Nestes 3 gráficos, apresentamos a evolução das temperaturas de Chile e a precipitação mensal das cidades de Santiago do Chile, Caldera, Ilha de Páscoa, Iquique e Punta Arenas, bem como a temperatura mensal da água do mar nas cidades costeiras.


Fluxo de pessoas e temporadas turísticas no Chili

Descubra quando é a alta temporada turística no Chili (e então, o período em que o fluxo de turistas é o mais alto) e quando é a baixa temporada turística com nossos dados e gráficos.

Temporadas turísticas no Chili

Os meses em que a frequência turística é baixa são: Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro e Novembro. A frequência turística no Chili é alta em: Janeiro, Fevereiro e Dezembro.

  • Mais baixa temporada no Chili: Maio, Junho e Setembro.
  • Baixa temporada no Chili: Março, Abril, Julho, Agosto, Outubro e Novembro.
  • Alta temporada no Chili: Fevereiro e Dezembro.
  • Mais alta temporada no Chili: Janeiro.

Gráfico: índice de frequência turística no Chili mês a mês


Preço médio de voos para o Chile

O preço médio de um voo ida e volta Rio de Janeiro-Santiago do Chile é mais barato, em média, para partidas em maio (324 € em média): é o melhor período para viagens com orçamento apertado. Ao contrário, partindo em julho você corre o risco de pagar sua passagem para ir a Santiago do Chile, 104 € mais caro.

Encontre um voo ao melhor preço Preços de voos para Chile



Onde viajar no Chili?

Este quadro permite-lhe visualizar a temperatura máxima em cada cidade e a nossa opinião acerca do tempo em cada mês (veja a legenda a cores abaixo do quadro).

Cidades jan.fev.mar.abr.maiojun.jul.ago.set.out.nov.dez.
Santiago do Chile79°F77°F77°F72°F67°F59°F58°F61°F65°F68°F72°F76°F
Caldera74°F76°F74°F72°F68°F67°F63°F65°F67°F67°F68°F70°F
Ilha de Páscoa76°F77°F77°F76°F74°F70°F70°F68°F68°F68°F70°F74°F
Iquique77°F79°F77°F76°F74°F72°F70°F70°F70°F72°F74°F76°F
Punta Arenas56°F56°F54°F50°F47°F43°F41°F43°F47°F50°F52°F54°F
San Pedro de Atacama74°F74°F72°F68°F63°F59°F59°F63°F67°F70°F74°F74°F
Valparaíso74°F74°F72°F70°F67°F63°F61°F63°F63°F67°F68°F72°F
Cabo de Hornos50°F50°F50°F49°F47°F43°F43°F43°F43°F45°F47°F49°F
Constitucion74°F74°F72°F68°F63°F59°F58°F58°F61°F63°F67°F70°F
Parque Nacional Torres del Paine50°F52°F50°F47°F41°F38°F38°F40°F43°F45°F47°F49°F
Puerto Varas68°F68°F65°F59°F56°F50°F50°F52°F54°F58°F61°F65°F
Quellon63°F63°F61°F58°F56°F52°F50°F50°F52°F56°F58°F61°F
Temuco79°F79°F76°F68°F59°F54°F52°F56°F59°F65°F70°F74°F
Archipielago Juan Fernandez67°F68°F68°F67°F65°F61°F59°F59°F58°F59°F61°F63°F
Arica77°F79°F77°F76°F72°F70°F68°F67°F68°F70°F72°F74°F
Bahía Mansa74°F74°F70°F63°F56°F52°F50°F52°F58°F61°F67°F68°F
Caleta Yungay61°F63°F58°F50°F43°F38°F38°F40°F43°F49°F54°F58°F
Cerro Sombrero54°F54°F54°F50°F47°F43°F41°F43°F45°F49°F50°F52°F
Chañaral77°F77°F77°F74°F72°F70°F68°F70°F70°F70°F72°F74°F
Cobquecura85°F83°F79°F72°F65°F58°F56°F59°F65°F68°F76°F79°F

Legenda:

tempo perfeito

bom tempo

tempo correto

mau tempo

tempo muito mau


Acerca de Chile

O que fazer no Chili?

Praias / banhos

Natureza e paisagens

Cultura e património

Praticar desportos

Viagens em família

Artesanato / compras

Gastronomia

Vida noturna



Estas informações sobre o tempo em Chile são confiáveis?

Os dados climáticos para Chile são emitidos todos os dias desde janeiro de 2009. Além disso, a análise destes dados meteorológicos de Chile permite-nos determinar a média para cada mês em Santiago do Chile, Caldera, Ilha de Páscoa, Iquique, Punta Arenas, San Pedro de Atacama, Valparaíso, Cabo de Hornos, e 84 outras cidades.

Então yes: estes dados são confiáveis exceto caso ocorram alterações climáticas temporárias na região.

Alterar unidades